Pesquisa e Posicionamento de Marca
O projeto teve início com uma etapa de pesquisa que englobou um breve estudo do segmento de atuação, um levantamento de empresas similares e concorrentes em relação à comunicação visual, posicionamento e arquitetura de marca e uma entrevista com os sócios fundadores para analisar diferenciais, identidade corporativa, público-alvo, história e valores. A partir dessa pesquisa, foi definido o novo posicionamento de marca da DIS.
- A DIS não traz repostas prontas. Ela questiona para gerar uma compreensão particular de cada caso e empresa. Age como uma parceira, orientando e acompanhando. Caminha junto.
- Acessibilidade e pessoalidade. Todos os envolvidos no trabalho tem espaço para contribuir e compartilhar visões. Contato olho no olho.
- Autenticidade e transparência. Fala, com sensibilidade, o que precisa ser dito. Expõe e explica o porquê dos processos e decisões.
- Foco no propósito próprio e da empresa parceira. Age em função da solução e do resultado. Se envolve com as causas e objetivos e “veste a camisa”.
- União do conhecimento teórico com as ferramentas e a expertise técnica em função das necessidades específicas do parceiro.
Referências Culturais
Com o encerramento da etapa de pesquisa sobre a empresa e o novo posicionamento definido, parti para a pesquisa de conceitos e referências culturais que ajudassem a traduzi-los visualmente.
Geometria
É a área de estudo que envolve a aplicação da matemática nas formas e nos espaços. Também envolve as características físicas dos objetos. Surgiu da necessidade de resolver problemas práticos e é parte da fundação dos conhecimentos de arquitetura, engenharia e design.
Desenho geométrico
É a construção de formas da geometria através de ferramentas físicas como régua e compasso ou digitais como softwares. Exige de precisão e técnica e foi ferramenta essencial para os matemáticos da antiguidade para a construção do conhecimento atual.
Renascimento e geometria na cultura
O Homem Vitruviano de Da Vinci aplicou o desenho geométrico para construção de uma figura humana proporcionalmente ideal e se tornou um ícone do Renascimento, época de profundas transformações na sociedade através das ciências, da arte e da filosofia.
Referências Visuais
A partir dos conceitos principais definidos, criei um painel com referências para explorar alternativas e formas de traduzí-los visualmente com o uso de cores e formas. As referências escolhidas para desenvolver o logotipo foram as seguintes:
Planificação
A planificação de um poliedro é a representação de todas as suas faces em um único plano em formato de polígonos de lados comuns e que, ao se dobrarem, foram a figura original. Com a planificação e a geometria descritiva é possível estudar propriedades dos sólidos tridimensionais.
Tríades
O triangulo é a forma geométrica bidimensional mais simples. O triangulo com os três angulos e lados iguais é chamado equilátero e a união de quatro triangulos equiláteros constrói um tetraedro regular, a sólido geométrico mais simples. No circulo cromático, o trinagulo equilátero cria a harmonia triádica, de alto contraste, vibração e equilíbrio visual. As tríades representam estabilidade e movimento cíclico.
O logotipo
Finalmente, usando as referências culturais e visuais, iniciei o processo de criação para alcançar uma solução que traduzisse as características definidas da marca. Após um intenso processo de esboço, seleção e refinamento, o logotipo final foi alcançado.
Elementos do logotipo
Todas as escolhas para a construção do logotipo, desde o formato, as cores e a mensagem do símbolo até a tipografia e o subtítulo, foram derivadas do conceito e das referências definidas na etapa de pesquisa.
Tetraedro planificado
Estabilidade, movimento cíclico, associação à gestão horizontal / planificada, partes iguais que se unem no todo
Rotação e ligação apenas pela aresta
Representação de dinamismo, liberdade, autonomia e abertura
Seta para cima
De forma sutil, indica crescimento, evolução, leveza e foco
Harmonia triádica
Paleta de cores vibrante, convidativa e equilibrada
Tipografia sem serifa e arredondada
Traz a ideia de suavidade e modernidade através do pingo da letra I minúscula
Subtítulo verbal
Representa o foco na pessoalidade através da linguagem falada e próxima e do ritmo
Proporções e malha construtiva
O logotipo da DIS foi construído a partir das proporções da fonte tipográfica Signika Negative Semibold, onde x é a altura e y é largura do módulo base. A partir deste módulo foram calculados os tamanhos de todos os demais elementos.
Respiro e equilíbrio
Através da medida do módulo, foi possível obter consistência entre os espaçamentos e dimensões do texto, do símbolo e do subtítulo.
Construção geométrica
O uso de uma base geométrica para o logotipo também reforça os conceitos e referências principais da marca de refinamento técnico e embasamento teórico.
Pesquisa de percepção
Com o logotipo final pronto, realizamos uma rápida pesquisa de percepção com 10 pessoas próximas. Foi solicitado que cada pessoa escrevesse os três primeiros adjetivos que viessem a mente ao ver o logo e a qual ramo de atuação pertencia a empresa. Também pedimos que elas avaliassem o logotipo escolhendo uma escala de 1 a 5 para cada uma das duplas de adjetivos opostos. A média das respostas para cada dupla representou um ponto na escala abaixo. A comparação entre a linha preta e a laranja representa o quanto o logotipo alcançou a percepção desejada.
Adjetivos
Organizado (3)
Vibrante (2) / Colorido
Empolgante / Alegre
Em construção / Desconstruído
Eficiente / Objetivo
Leve / Clean
Inteligente
Moderno (2)
Criativo (2)
Confiável (2)
Moldável / Dinâmico
Sólido
Tecnologia
Belo / Agradável
Diferente
Ramos
Consultoria (4)
Des. humano, educação (2)
Tecnologia (2)
Desenv. de software (2)
Criação (1)
Design (1)
Identidade Visual
Com a validação do logotipo, a próxima etapa foi o desenvolvimento da identidade visual, que foi composto pela tipografia, paleta de cores, grid e fotografia. A identidade serviu como uma extensão online e offline das características da marca e pautou o desenvolvimento de todos os materiais institucionais
Tipografia institucional
As letras selecionadas por suas características sóbrias e de alta legibilidade, com o objetivo de trazer o ar de clareza e profissionalismo.
Títulos
Subtítulos
Parágrafos
Paleta de Cores
As cores foram selecionadas através do uso de uma harmonia triadíca para simbolizar equilíbrio e movimento. O fundo azul teve o objetivo de dar maior contraste às cores vívidas principais e transmitir estabilidade.
Destaque 1
Laranja
RGB
230 / 180 / 60
CMYK
10 / 30 / 90 / 0
Destaque 2
Magenta
RGB
235 / 0 / 125
CMYK
0 / 100 / 15 / 0
Destaque 3
Ciano
RGB
80 / 200 / 215
CMYK
60 / 0 / 15 / 0
Fundo escuro
Azul Acinzentado
RGB
70 / 75 / 92
CMYK
75 / 65 / 45 / 30
Fundo claro
Branco Papel
RGB
245 / 240 / 230
CMYK
2 / 4 / 8 / 0
Pattern / Grade
A partir do símbolo foi desenvolvida uma grade auxiliar para ser utilizada como elemento de identidade visual, que pode ser aplicada em ilustrações, fundos e preenchimentos.
Diretrizes para fotografia
Para manter a consistência da identidade e sua relação com o posicionamento de marca, foram definidas diretrizes para produção de fotografias próprias e seleção em bancos de imagens.
- Foco nas pessoas e no aspecto humano. As ferramentas e ambientes de trabalho só devem aparecer em função dos objetivos da DIS e não em plano principal.
- Diversidade e identificação: Todas as pessoas presentes em fotografia devem ser passíveis de identificação por brasileiros. Evitar biotipos exclusivamente europeus ou norte americanos. Variações de faixas etárias são desejáveis.
- Evitar o uso de elementos comuns e excessivamente usados na linguagem visual do meio corporativo: homens de terno, escritórios, gráficos, computadores, apertos de mão.
- É desejável, mas não obrigatório, o uso de fotografia própria e a composição com pessoas e lugares que estão realmente envolvidos com a DIS.
- Paleta de cores compatível com as cores institucionais: tonalidade e cores claras e vivas porém sem saturação em excesso.
Resultado
Com a identidade visual finalizada, o projeto foi aprovado e finalizado com a apresentação das previas para os materiais institucionais físicos como pasta A4, cartão de visita, papel timbrado e uniforme e materiais digitais como assinatura de e-mail e foto de perfil e capa para redes sociais.