DIS

A DIS é uma empresa que tem por objetivo orientar e auxiliar micro, pequenas e médias empresas através de serviços estratégicos e técnicos, com foco no propósito e nos aspectos humanos de cada parceiro.

O problema inicial foi a dificuldade em se conectar de forma efetiva com os clientes devido às diferenças de linguagem e as experiências singulares dos empresários. Por isso, o principal objetivo do projeto foi de redefinir o posicionamento da DIS para transmitir com maior clareza os novos objetivos e processos da empresa. Como consequência, também desenvolvi uma nova marca (rebranding) e uma identidade consistente para transmitir visualmente o novo posicionamento.

Serviços

identidade visual, marca

Ano

2019

Pesquisa e Posicionamento de Marca

O projeto teve início com uma etapa de pesquisa que englobou um breve estudo do segmento de atuação, um levantamento de empresas similares e concorrentes em relação à comunicação visual, posicionamento e arquitetura de marca e uma entrevista com os sócios fundadores para analisar diferenciais, identidade corporativa, público-alvo, história e valores. A partir dessa pesquisa, foi definido o novo posicionamento de marca da DIS.

  • A DIS não traz repostas prontas. Ela questiona para gerar uma compreensão particular de cada caso e empresa. Age como uma parceira, orientando e acompanhando. Caminha junto.
  • Acessibilidade e pessoalidade. Todos os envolvidos no trabalho tem espaço para contribuir e compartilhar visões. Contato olho no olho.
  • Autenticidade e transparência. Fala, com sensibilidade, o que precisa ser dito. Expõe e explica o porquê dos processos e decisões.
  • Foco no propósito próprio e da empresa parceira. Age em função da solução e do resultado. Se envolve com as causas e objetivos e “veste a camisa”.
  • União do conhecimento teórico com as ferramentas e a expertise técnica em função das necessidades específicas do parceiro.

Referências Culturais

Com o encerramento da etapa de pesquisa sobre a empresa e o novo posicionamento definido, parti para a pesquisa de conceitos e referências culturais que ajudassem a traduzi-los visualmente.

Geometria

É a área de estudo que envolve a aplicação da matemática nas formas e nos espaços. Também envolve as características físicas dos objetos. Surgiu da necessidade de resolver problemas práticos e é parte da fundação dos conhecimentos de arquitetura, engenharia e design.

Desenho geométrico

É a construção de formas da geometria através de ferramentas físicas como régua e compasso ou digitais como softwares. Exige de precisão e técnica e foi ferramenta essencial para os matemáticos da antiguidade para a construção do conhecimento atual.

Renascimento e geometria na cultura

O Homem Vitruviano de Da Vinci aplicou o desenho geométrico para construção de uma figura humana proporcionalmente ideal e se tornou um ícone do Renascimento, época de profundas transformações na sociedade através das ciências, da arte e da filosofia.

Referências Visuais

A partir dos conceitos principais definidos, criei um painel com referências para explorar alternativas e formas de traduzí-los visualmente com o uso de cores e formas. As referências escolhidas para desenvolver o logotipo foram as seguintes:

Planificação

A planificação de um poliedro é a representação de todas as suas faces em um único plano em formato de polígonos de lados comuns e que, ao se dobrarem, foram a figura original. Com a planificação e a geometria descritiva é possível estudar propriedades dos sólidos tridimensionais.

Tríades

O triangulo é a forma geométrica bidimensional mais simples. O triangulo com os três angulos e lados iguais é chamado equilátero e a união de quatro triangulos equiláteros constrói um tetraedro regular, a sólido geométrico mais simples. No circulo cromático, o trinagulo equilátero cria a harmonia triádica, de alto contraste, vibração e equilíbrio visual. As tríades representam estabilidade e movimento cíclico.

O logotipo

Finalmente, usando as referências culturais e visuais, iniciei o processo de criação para alcançar uma solução que traduzisse as características definidas da marca. Após um intenso processo de esboço, seleção e refinamento, o logotipo final foi alcançado.

Elementos do logotipo

Todas as escolhas para a construção do logotipo, desde o formato, as cores e a mensagem do símbolo até a tipografia e o subtítulo, foram derivadas do conceito e das referências definidas na etapa de pesquisa.

Tetraedro planificado

Estabilidade, movimento cíclico, associação à gestão horizontal / planificada, partes iguais que se unem no todo

Rotação e ligação apenas pela aresta

Representação de dinamismo, liberdade, autonomia e abertura

Seta para cima

De forma sutil, indica crescimento, evolução, leveza e foco

Harmonia triádica

Paleta de cores vibrante, convidativa e equilibrada

Tipografia sem serifa e arredondada

Traz a ideia de suavidade e modernidade através do pingo da letra I minúscula

Subtítulo verbal

Representa o foco na pessoalidade através da linguagem falada e próxima e do ritmo

Proporções e malha construtiva

O logotipo da DIS foi construído a partir das proporções da fonte tipográfica Signika Negative Semibold, onde x é a altura e y é largura do módulo base. A partir deste módulo foram calculados os tamanhos de todos os demais elementos.

Respiro e equilíbrio

Através da medida do módulo, foi possível obter consistência entre os espaçamentos e dimensões do texto, do símbolo e do subtítulo.

Construção geométrica

O uso de uma base geométrica para o logotipo também reforça os conceitos e referências principais da marca de refinamento técnico e embasamento teórico.

Pesquisa de percepção

Com o logotipo final pronto, realizamos uma rápida pesquisa de percepção com 10 pessoas próximas. Foi solicitado que cada pessoa escrevesse os três primeiros adjetivos que viessem a mente ao ver o logo e a qual ramo de atuação pertencia a empresa. Também pedimos que elas avaliassem o logotipo escolhendo uma escala de 1 a 5 para cada uma das duplas de adjetivos opostos. A média das respostas para cada dupla representou um ponto na escala abaixo. A comparação entre a linha preta e a laranja representa o quanto o logotipo alcançou a percepção desejada.

Adjetivos

Organizado (3)
Vibrante (2) / Colorido
Empolgante / Alegre
Em construção / Desconstruído
Eficiente / Objetivo
Leve / Clean
Inteligente
Moderno (2)
Criativo (2)
Confiável (2)
Moldável / Dinâmico
Sólido
Tecnologia
Belo / Agradável
Diferente

Ramos

Consultoria (4)
Des. humano, educação (2)
Tecnologia (2)
Desenv. de software (2)
Criação (1)
Design (1)

Identidade Visual

Com a validação do logotipo, a próxima etapa foi o desenvolvimento da identidade visual, que foi composto pela tipografia, paleta de cores, grid e fotografia. A identidade serviu como uma extensão online e offline das características da marca e pautou o desenvolvimento de todos os materiais institucionais

Tipografia institucional

As letras selecionadas por suas características sóbrias e de alta legibilidade, com o objetivo de trazer o ar de clareza e profissionalismo.

Títulos

Demonstração da fonte tipográfica Fira Sans Condensed Bold com o alfabeto e os numerais.

Subtítulos

Demonstração da fonte tipográfica Fira Sans Condensed Regular com o alfabeto e os numerais.

Parágrafos

Demonstração da fonte tipográfica Fira Sans Condensed Light com o alfabeto e os numerais.

Paleta de Cores

As cores foram selecionadas através do uso de uma harmonia triadíca para simbolizar equilíbrio e movimento. O fundo azul teve o objetivo de dar maior contraste às cores vívidas principais e transmitir estabilidade.

Destaque 1

Laranja

RGB
230 / 180 / 60

CMYK
10 / 30 / 90 / 0

Destaque 2

Magenta

RGB
235 / 0 / 125

CMYK
0 / 100 / 15 / 0

Destaque 3

Ciano

RGB
80 / 200 / 215

CMYK
60 / 0 / 15 / 0

Fundo escuro

Azul Acinzentado

RGB
70 / 75 / 92

CMYK
75 / 65 / 45 / 30

Fundo claro

Branco Papel

RGB
245 / 240 / 230

CMYK
2 / 4 / 8 / 0

Pattern / Grade

A partir do símbolo foi desenvolvida uma grade auxiliar para ser utilizada como elemento de identidade visual, que pode ser aplicada em ilustrações, fundos e preenchimentos.

Diretrizes para fotografia

Para manter a consistência da identidade e sua relação com o posicionamento de marca, foram definidas diretrizes para produção de fotografias próprias e seleção em bancos de imagens.

  • Foco nas pessoas e no aspecto humano. As ferramentas e ambientes de trabalho só devem aparecer em função dos objetivos da DIS e não em plano principal.
  • Diversidade e identificação: Todas as pessoas presentes em fotografia devem ser passíveis de identificação por brasileiros. Evitar biotipos exclusivamente europeus ou norte americanos. Variações de faixas etárias são desejáveis.
  • Evitar o uso de elementos comuns e excessivamente usados na linguagem visual do meio corporativo: homens de terno, escritórios, gráficos, computadores, apertos de mão.
  • É desejável, mas não obrigatório, o uso de fotografia própria e a composição com pessoas e lugares que estão realmente envolvidos com a DIS.
  • Paleta de cores compatível com as cores institucionais: tonalidade e cores claras e vivas porém sem saturação em excesso.

Resultado

Com a identidade visual finalizada, o projeto foi aprovado e finalizado com a apresentação das previas para os materiais institucionais físicos como pasta A4, cartão de visita, papel timbrado e uniforme e materiais digitais como assinatura de e-mail e foto de perfil e capa para redes sociais.

Veja outros projetos

Se interessou pelo meu trabalho e gostaria de contratar um projeto?