Vila Botegare

A Vila Botegare surgiu com a proposta de ser um espaço gastronômico sediado em Barra do Piraí que pudesse aconchegar pessoas de todas as origens, culturas e gostos. Originalmente foi planejada para abrigar um empório, um restaurante japonês, uma casa de massas e um café e bistrô.

Nosso trabalho foi, através da pesquisa da história e das referências culturais, desenvolver um nome e uma identidade para o espaço que transmitissem todos os seus valores. Meu foco no projeto foi o desenvolvimento da marca, da identidade visual e da sinalização.

Serviços

identidade visual, marca

Ano

2016

Coautores

Mamutus Branding & Design

Nome e posicionamento

A primeira etapa do desenvolvimento do projeto foi a escolha do nome, onde meu papel foi a avaliação das variações e escolha da solução final. O processo se iniciou com um levantamento histórico sobre a imigração no Brasil, que marca a cultura nacional e de Barra do Piraí até os dias atuais.

Na busca de um nome que sintetizasse as imigrações e as famílias italianas de maior destaque, encontrou-se Giuseppe Bottega, que veio de Nápoles em 1891. Variações de seu sobrenome incluem a grafia Bottegari, derivado de “botega”, um sinônimo de loja ou armazém. Através de um mapa mental, diversas combinações foram exploradas e avaliadas, chegando na forma final de Vila Botegare. O substantivo Vila reforça a ideia de comunhão, aconchego e convivência.

Referências Culturais

Na segunda etapa, foram definidos os conceitos centrais da marca através de um levantamento de referências culturais. Também desenvolvemos um painel semântico com imagens da arquitetura colonial brasileira, vilarejos europeus e pequenos restaurantes locais que transmitissem o ar de aconchego e simplicidade. Os elementos culturais usados como inspiração foram os seguintes

Estrada de Ferro Central do Brasil

Foi a maior estrada de ferro do país durante o ciclo do café no século XIX e marco do desenvolvimento econômico do Brasil. Teve em seu trajeto diversos municípios do interior fluminense, dentre eles Barra do Piraí.

Materiais industriais

O ferro fundido, a madeira esculpida e a pedra foram materiais amplamente utilizados nas construções da época. Remetem a primeira era industrial, às locomotivas, à arquitetura colonial brasileira e aos paralelepípedos dos pequenos vilarejos.

Referências Visuais

Buscando por documentos da Estrada de Ferro Central do Brasil, foi possível encontrar um livro datado de 1881 com fotografias de diversas estações que a compunham, além da planta geral da malha ferroviária até o ano de 1892 e mapas cartográficos.

A partir dos documentos, foram levantadas referências visuais semelhantes de outras fontes. As cores, tipografias e traços serviram de inspiração para o desenho da marca.

O logotipo

A partir das referências e da pesquisa, esbocei uma série de alternativas que foram selecionadas e refinadas, dando origem à solução final do logotipo.

Elementos principais

A partir da construção de uma tipografia exclusiva, desenhada à mão e refinada digitalmente, o nome se tornou o elemento principal da composição. Tanto o formato, quanto as dimensões e proporções foram desenhadas para remeter à influência da Estrada de Ferro Central do Brasil.

Formato de letreiro

Referência às placas de estações ferroviárias e sinalizações produzidas industrialmente.

Simetria e letras condensadas

Traz a Ideia de estabilidade e faz referência à estética da época.

Adornos geométricos e camadas

Equilíbrio entre elegância e simplicidade, simulação de volume e tridimensionalidade.

Construção precisa

Mesmo tendo sido desenhada originalmente a mão, houve um esforço constante no processo de vetorização para que o logotipo tivesse grande precisão e equilíbrio em seus traços em referência aos processos de produção industrial.

Identidade Visual

Após a finalização da marca foram realizadas uma série de testes de aplicação para a definição dos demais componentes da identidade visual. Nessa etapa, selecionamos a tipografia institucional e os elementos de apoio.

Tipografia institucional

Para definição das tipografia, foram selecionadas fontes que combinassem elegância e precisão construtiva. Portanto, o contraste entre espessuras e alturas foi priorizado, junto à legibilidade dos textos.

Títulos e letterings

Demonstração da fonte tipográfica Bauer Bodoni com o alfabeto e os numerais.

Subtítulos e destaques

Demonstração da fonte tipográfica Bodoni 72 com o alfabeto e os numerais.

Subtítulos

Demonstração da fonte tipográfica Birch Std com o alfabeto e os numerais.

Parágrafos

Demonstração da fonte tipográfica Apple Chancery com o alfabeto e os numerais.

Paleta de Cores

A paleta de cores faz referência direta à estética envelhecida dos mapas usados na etapa de conceituação, com tons terrosos e quentes que reforçam a sensação de acolhimento e tradição histórica.

Base

Bege

RGB
230 / 120 / 180

CMYK
10 / 15 / 30 / 0

Texto

Castanho

RGB
70 / 55 / 55

CMYK
60 / 65 / 60 / 55

Destaque

Dourado

RGB
160 / 130 / 90

CMYK
35 / 45 / 70 / 10

Complementar 1

Marinho

RGB
70 / 90 / 120

CMYK
80 / 65 / 35 / 15

Complementar 2

Esmeralda

RGB
95 / 120 / 100

CMYK
65 / 40 / 60 / 15

Elementos de Apoio

Os elementos de apoio foram usados como recursos para realçar os conceitos visuais e gerar consistência na identidade.

Linhas construtivas

Reproduzem as marcações utilizadas nos mapas cartográficos para localização e escala da representação dos espaços.

Texturas de papel

Dão um aspecto envelhecido e realista aos materiais, trazendo ligação com a história do município e do Brasil.

Molduras e letterings

Refletem os documentos usados como referência e trazem a ideia de tradição, construção e requinte.

Fotografias documentais

Contam a história das imigrações e do desenvolvimento do Brasil de forma visual.

Implementação e Resultado

A partir da identidade visual foram desenvolvidos todos os materiais auxiliares como cardápios, jogo americano, guardanapos, embalagens e placas de sinalização. Durante a implementação, tanto o projeto de interiores, de autoria do arquiteto Clayton Macedo, quanto o processo de produção dos materiais e instalação da sinalização foi acompanhado pela Mamutus para garantir a consistência e reforçar a imagem da marca.

Com o término das obras e produção dos materiais, o projeto foi finalizado e atualmente a Vila Botegare está em pleno funcionamento. Acesse a página do Facebook para conhecer e acompanhar as novidades do espaço ou faça uma visita para conhecer pessoalmente o resultado.

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